top of page

Conheça as linhas de pesquisa do nosso laboratório

1) Taxonomia, Ecologia Comportamental e Sistemática de Anuros (Lissamphibia) Neotropicais (CNPq)

 

A Ecologia Comportamental procura determinar o valor adaptativo de atributos comportamentais na solução de problemas impostos pelo ambiente físico e biológico. A Sistemática Biológica trata do reconhecimento de padrões e processos relacionados à diversidade dos seres vivos. O presente projeto pretende trabalhar conceitos em ecologia/comportamento e sistemática de forma integrada. Estudos comparativos modernos, baseados em reconstruções filogenéticas, buscam determinar as origens evolucionárias independentes de caracteres, inclusive ecológico/comportamentais, distinguindo casos de semelhança por descendência (homologias) daquelas de convergência/paralelismo (homoplasias). O reconhecimento de eventos evolutivos independentes representa pressuposto fundamental em considerações estatísticas que procuram por associações ou correlações entre diferentes parâmetros de história de vida. Estudos em Ecologia Histórica dependem de hipóteses sobre a relação filogenética e do levantamento dos caracteres ecológicos/comportamentais de interesse. Como resultado de rotinas de otimização em reconstruções filogenética, obtém-se o nível e a seqüência de surgimento de um dado caráter ecológico/comportamental, o que permite avaliações objetivas sobre o contexto adaptativo da sua origem, diversificação e manutenção. Os Anuros leptodactilíneos representam bom modelo de estudos sobre adaptações ecológicas e comportamentais. Os objetivos do presente projeto incluem 1) desenvolver trabalhos de inventário e de taxonomia de espécies de Anura brasileiros, 2) levantar em campo dados de ecologia/comportamento reprodutivo de espécies de leptodactilíneos e 3) integrar os dados de ecologia/comportamento dos leptodactilíneos com os de sistemática do grupo.
 

 

2) Biodiversidade do Estado de Minas Gerais,  posição taxonômica de populações de Anuros (FAPEMIG)

 

O nosso limitado conhecimento taxonômico significa que estamos perdendo recursos genéticos importantes. A situação de conservação do Cerrado (hot spot) é crítica dada a velocidade de sua descaracterização por atividades humanas. Os Anura têm servido como modelo no entendimento de processos evolutivos e produtos da sua pele podem ter aplicações farmacológicas. Considerando os problemas expostos sobre desconhecimento taxonômico e de destruição ambiental, é evidente que projetos visando o reconhecimento de novos táxons ainda são importantes hoje. Em campo serão feitas coleta de espécimes e gravações das vocalizações. As determinações específicas serão feitas com base na comparação com tipos, com espécimes em museus, na literatura ou consulta a outros especialistas. No caso de espécies novas será dada prioridade para o estabelecimento de localidades tipo dentro do Estado. A manutenção de coleções condiciona também a formação de recursos humanos. O presente plano diz respeito aos próximos dois anos. Os trabalhos de curadoria serão realizados ao longo de todo o período. As análises laboratoriais e redação de artigos serão realizadas nas épocas secas. Os trabalhos de campo serão concentrados na época chuvosa. Os subprojetos contarão com a participação de alunos. A implementação do presente plano representa estratégia eficiente e relativamente barata de inventário da nossa biodiversidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
3) Bioacústica de populações e espécies de Anuros Neotropicais 

 

A comunicação animal é amplamente conhecida para diferentes táxons animais (e.g. insetos, aves, mamíferos) especialmente dentro de contextos reprodutivos e territoriais. O sinal acústico mais comumente emitido pelos machos de anfíbios anuros durante a estação reprodutiva é o canto de anúncio, que possui duas finalidades principais: a atração de fêmeas coespecíficas sexualmente receptivas, e a sinalização da ocupação de um determinado sítio de vocalização, ajudando a manter o espaçamento entre os emissores. Além disso, o canto de anúncio também pode indicar informações relacionadas aos atributos do seu emissor (e.g. tamanho corporal), e em alguns casos, a identidade individual dos machos coespecíficos em um coro (conjunto de indivíduos vocalizando).
As vocalizações (canto de anúncio) de anuros em geral são espécie-específicas, tendo importância fundamental no reconhecimento das espécies desse grupo taxonômico, portanto, têm sido importante na elucidação de questões taxonômicas, como o reconhecimento de novas espécies dentro de um complexo de espécies crípticas. A utilização dessa ferramenta já é extensivamente utilizada para o reconhecimento da diversidade ainda subestimada de Anura, bem como para subsidiar a avaliação do status taxonômico de espécies mal caracterizadas e/ou com amplas distribuições geográficas. Os caracteres acústicos dos machos estão sujeitos à seleção sexual e atuam como barreira pré-zigótica de isolamento reprodutivo entre as espécies, tendo, portanto, papel importante em eventos de especiação. Sendo assim, diversas espécies de anuros têm servido como modelo biológico no entendimento de padrões e processos evolutivos. Inclusive, o canto também pode servir como indicador a posteriori da robustez de topologias ou contribuir com dados dentro de uma análise filogenética de “evidência total”.

Integrante do laboratório (Thiago R. Carvalho) durante gravações em Mateiros TO

Audioespectrograma e respectivo oscilograma do canto de anúncio de Ameerega berohoka

Conheça nossos projetos de pesquisa que estão em andamento:

2015 - Atual

Biodiversidade Brasileira: Taxonomia Integrativa de Populações e Espécies de Anuros (Lissamphibia) dos Biomas Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Zonas Ecotonais.

 

Financiador: 

 

 

2014 - Atual

Biodiversidade do Estado de Minas Gerais: Taxonomia integratica de populações e espécies de anuros (Lissamphibia) dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

 

Financiador: 

 

bottom of page